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A Biblia ensina a doutrina da trindade?
A Biblia ensina a doutrina da trindade?

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Deus é uma Trindade?


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A resposta da Bíblia

Muitas religiões cristãs ensinam que Deus é uma Trindade. No entanto, veja o que a Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita ocorrem no Novo Testamento . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias.

Na verdade, a Bíblia nunca fala de Deus como pertencendo a uma Trindade. Veja os seguintes textos bíblicos:

Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” — Deuteronômio 6:4

Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” — salmo 83:18.

Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” — João 17:3.

Deus é apenas um.” — Galatas 3:20.

Por que a maioria das religiões cristãs diz que Deus é uma Trindade?

 

 
Alguém olhando as estrelas           Divindade trina, França

Deus é uma força impessoal?

A resposta da Bíblia

Deus exerce uma força incomparável em todo o Universo. Sobre a maneira como ele criou os inúmeros bilhões de estrelas, a Bíblia diz: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” — Isaias 40:25,26.

Mas Deus é muito mais do que uma força poderosa. A Bíblia diz que ele tem sentimentos, como amor e ódio. (salmo 11:5;João 3:16) Ela também revela que o modo como os humanos agem pode afetar os sentimentos de Deus. — salmo 78:40,41.

 
 
Pôr do sol sobre as montanhas                       O nome de Deus em hebraico

Deus mora num lugar específico?

A resposta da Bíblia

Sim. Deus mora num lugar específico — no céu. Veja os seguintes textos bíblicos:

Numa oração, o Rei Salomão disse: “Que tu mesmo ouças desde os céus, teu lugar estabelecido de morada.” — 1 Reis 8:43.

Jesus Cristo ensinou seus discípulos a orar ao seu “Pai nos céus”. —Mateus6:9

Depois de sua ressurreição, Jesus entrou “no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. — Hebreus 9:24.

Esses versículos indicam claramente que Jeová Deus é uma pessoa real e que ele não mora em todos os lugares, mas apenas no céu.

                         Alguém olhando as estrelas          Divindade trina, França

Deus tem um nome?

A resposta da Bíblia

Todas as pessoas têm nome. Não faria sentido que Deus também tivesse um nome? Ter e usar um nome é um aspecto fundamental numa amizade. Será que isso deveria ser diferente quando se trata de nossa amizade com Deus?

Na Bíblia, Deus diz: “Eu sou Jeová. Este é meu nome.” (Isaias 42:8) Embora ele também tenha muitos títulos, como “Deus Todo-poderoso”, “Soberano Senhor” e “Criador”, ele dignifica seus adoradores por convidá-los a se dirigir a ele usando seu nome. — Geneses 17:1; Atos 4:24 ;1 Pedro 4:19.

Muitas traduções da Bíblia contêm o nome de Deus em Êxodo 6:3. Esse texto diz: “Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-poderoso, mas com respeito ao meu nome Jeová não me dei a conhecer a eles.

Jeová é uma tradução do nome de Deus em português que tem sido usada por séculos. Embora alguns eruditos prefiram a forma “Javé”, Jeová é a forma mais amplamente reconhecida do nome. A primeira parte da Bíblia não foi escrita em português, mas em hebraico, um idioma que se lê da direita para a esquerda. Nessa língua, o nome divino aparece na forma de quatro consoantes, יהוה. Esses quatro caracteres hebraicos — transliterados YHWH — são conhecidos como Tetragrama.

 

 
             Jesus sob a custódia de soldados

O nome de Deus é Jesus?

A resposta da Bíblia

Jesus se referiu a si mesmo como “Filho de Deus”. (João 10:36 ;11:4) Jesus nunca disse que era o Deus Todo-Poderoso.

Além disso, Jesus orava a Deus. (Matus 26:39) E, ao ensinar seus seguidores a orar, Jesus disse: “Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” — Mateus 6:9.

Jesus revelou o nome de Deus ao citar uma passagem antiga das Escrituras: “Ouve, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” —Marcos 12:29 ; Deuteronômio 6:4.

Uma divindade trina

Jesus é Deus?

NA OPINIÃO de muitos, a Trindade é “a doutrina central da religião cristã”. Segundo esse ensino, o Pai, o Filho e o espírito santo são três pessoas num só Deus. O cardeal John O’Connor disse o seguinte sobre a Trindade: “Sabemos que é um mistério muito profundo, que ainda nem começamos a entender.” Por que é tão difícil entender a Trindade?

The Illustrated Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Ilustrado) apresenta uma razão. Falando sobre a Trindade, essa obra admite: “Não é uma doutrina bíblica no sentido de que ela não aparece textualmente na Bíblia.” Visto que a Trindade “não é uma doutrina bíblica”, os trinitários têm tentado desesperadamente achar textos bíblicos, até mesmo distorcendo-os, para apoiar seu ensino.

Um texto que ensina a Trindade?

Um exemplo de um versículo bíblico que muitas vezes é mal usado é João 1:1. Na Nova Versão Internacional esse versículo diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus [em grego, ton the·ón], e a Palavra era Deus [the·ós].” Esse versículo contém duas formas do substantivo grego the·ós (deus). A primeira é precedida deton (o), uma forma do artigo definido grego. Nesse caso a palavrathe·ón se refere ao Deus Todo-Poderoso. Mas na segunda ocorrência de the·ós, não há artigo definido. Será que ele foi incorretamente deixado de fora?

Por que é tão difícil entender a doutrina da Trindade?

O Evangelho de João foi escrito em coiné, ou grego comum, que tem regras específicas para o uso do artigo definido. O erudito bíblico A. T. Robertson reconhece que, se tanto o sujeito como o predicado tiverem artigos,  “ambos são definidos, considerados idênticos, iguais e intercambiáveis”. Robertson cita como exemplo Mateus 13:38. que diz: “O campo [em grego, ho a·grós] é o mundo [em grego, ho kósmos].” Essa estrutura gramatical permite-nos entender que o mundo também é o campo.

O que dizer, porém, se o sujeito tiver um artigo definido, mas o predicado não, como em João 1:1? Citando esse versículo como exemplo, o erudito James Allen Hewett enfatiza: “Numa construção assim, o sujeito e o predicado não são os mesmos, nem são iguais, idênticos ou algo parecido.”

Para exemplificar, Hewett usa 1 Joao 1:5. que diz: “Deus é luz.” Em grego, “Deus” é ho the·ós e, portanto, tem artigo definido. Mas fospara “luz” não é precedido de nenhum artigo. Hewett explica: “É sempre possível . . . identificar Deus com a luz, mas nem sempre é possível dizer que a luz é Deus.” Encontramos exemplos semelhantes em  João 4:24: “Deus é Espírito” e em 1 João 4:16. “Deus é amor”. Nesses dois versículos, os sujeitos têm artigo definido, mas os predicados “Espírito” e “amor”, não têm. Portanto, os sujeitos e os predicados não são intercambiáveis. Desses versículos não se pode concluir que “Espírito é Deus” ou que “amor é Deus”.

Identidade ou característica da “Palavra”?

Muitos eruditos em grego e tradutores da Bíblia reconhecem que João 1:1 não destaca a identidade da “Palavra”, mas uma característica da “Palavra”. William Barclay, tradutor bíblico, diz: “Visto que [o apóstolo João] não usa artigo definido antes da palavra theos, ela se torna uma descrição . . . João não está aqui identificando a Palavra como sendo Deus. Expresso de modo simples, ele não diz que Jesus é Deus.” O erudito Jason David BeDuhn também declara: “Em grego, quando não se usa o artigo antes de theos numa frase como a de João 1:1c. os leitores entendem que se quer dizer ‘um deus’. . . . O fato de não ter artigo faz com que theos tenha um sentido bem diferente de ho theos,que tem artigo definido, assim como em inglês [e em português] ‘um deus’ é bem diferente de ‘Deus’.” BeDuhn acrescenta: “Em João 1:1. a Palavra não é o Deus único e exclusivo, mas é um deus, ou um ser divino.” Ou, conforme expressou Joseph Henry Thayer, um erudito que trabalhou na American Standard Version (Versão Americana Padrão), “o Logos [ou Palavra] era divino, não o próprio Ser divino”.

Jesus fez uma clara distinção entre ele e seu Pai

Será que a identidade de Deus precisa ser “um mistério muito profundo”? Para Jesus não era. Numa oração ao seu Pai, Jesus fez uma clara distinção entre ele e seu Pai, quando disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Se acreditarmos nessas palavras de Jesus e entendermos os ensinos claros da Bíblia, nós o respeitaremos pelo que ele realmente é: o Filho divino de Deus. E adoraremos a Jeová como “o único Deus verdadeiro”.

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